25 fevereiro, 2013

Moça com Brinco de Pérola


Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 852860967X
Autora: Tracy Chevalier
Páginas: 240

Sinopse: Em meio a sua carreira, o célebre pintor holandês Johanne Vermeer pintou uma moça de turbante e brico de pérolas.
Este famoso quadro, 'Moça com brinco de pérola', tem sido chamado de a Mona Lisa holandesa. Às vezes, a moça parece estar sorrindo sensualmente; outras, insuportavelmente triste...
História e ficção se misturam, imperceptíveis, nesse romance sobre sensibilidade artística e despertar da sensualidade por meio dos olhos da jovem que inspirou um dos mais famosos quadros de Vermeer, considerado por muitos especialistas em arte a obra-prima do pintor.

Esse livro foi pedido pela minha professora de literatura no primeiro ano quando estávamos estudando o Classicismo. Aí você pensa: "Livro de escola. Deve ser um saco."

Bom, foi o que todas nós Randoms pensamos também. Mas a professora começou a falar mais da obra, e disse que o livro na verdade foi inspirado por um quadro do pintor Veermer. Tracy Chevalier, encantada por ele, resolveu escrever um livro inventando a história de Griet, uma adolescente de 16



anos que passa a trabalhar na casa do pintor Vermeer e acaba se tornando alvo do olhar do artista. (Sim, o livro é uma espécie de fanfic! Rsrsrs).

Quando a professora me disse isso, eu passei a ficar mais interessada pela história... e não é que eu gostei? A história é contada em primeira pessoa, do ponto de vista de Griet, e é uma leitura gostosa, ainda mais para quem gosta de livros de época!

O livro/quadro também virou filme (com Scarllet Johansson e Colin Firth) em 2003. A adaptação feita pelo diretor Peter Webber ficou maravilhosa! Você entende perfeitamente o que acontece e nenhuma das partes importantes do livro fica de fora.

Não deixe de conferir o trailer do filme:



Se você não quiser ler o livro assistí-lo é uma ótima opção, apesar de este ser com certeza um dos meus livros preferidos!

Bjooos,
Carol ^^

3 comentários:

  1. Que legal, não sabia que o livro era tipo uma "fanfic", achei que tivesse acontecido de verdade, huashuahsuas. Eu acho a história interessante, acho que vou gostar do livro. E o filme eu também não vi, mas pretendo em breve.

    Beijos! ;*

    Déh,
    http://gltpleasures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. e eu achava que era tudo inventado...sem nenhuma conexao com a realidade...

    ResponderExcluir
  3. Déh_ O livro é muito legal e o filme faz muito juz a história (Só o cabelinho do Colin Flirth como Vermeer que é meio, ahñ...)

    O Bugio_ Na verdade é tudo inventado. Tipo, o quadro e o Vermeer são de verdade, mas toda a história da Liesl saiu da cabeça da Tracy Chevallier.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...