10 novembro, 2012

"Wake", de Lisa McMann

Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...

Ok, sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas quando eu me deparei com esse roxo tão neon e esse título meio místico, minha curiosidade despertou. Li a sinopse e achei super interessante, mas devo dizer que esperava mais.
Em primeiro lugar, a ideia desse tema é muito legal ! Foge daqueles mega clichês atuais de "menina-humana-se-apaixona-por-ser-místico" e etc, e trata de um assunto que sempre foi meio que um tabu para as pessoas : o que significam os sonhos, o que se passa pela mente das pessoas nesse estado. Será que estão conscientes ? Será que podem revelar segredos ?
Isso lembra um pouco do filme "A Origem", não ? A diferença é que no livro não existe tecnologia nenhuma que permita que uma pessoa entre voluntariamente no sonho de outra, só a garota, Janie, consegue fazer isso, mas é algo involuntário e incontrolável, que no futuro pode causar consequências horríveis para ela.
Só que mesmo com esse tema supermaneiro, não achei o livro toda a maravilha que pensei que ia ser.  Primeiro porque a forma dele é como um diário e é narrado em terceira pessoa (meio controverso isso, não ?) sem a menor necessidade. Janie é a principal e mostra tudo do ponto de vista dela ! Se fosse em primeira pessoa as emoções dela poderiam ter sido muito mais exploradas !!
E a história depois toma um rumo muito mais policial-investigativo do que místico, o que me deixou meio decepcionada. Poxa, uma menina que entra no sonho das pessoas ! Dava pra dar uma viajada maneiríssima ! Mas não foi o que aconteceu... 
Enfim, é um livro bom, interessante e bem diferente. Não é a melhor leitura do mundo, mas te prende na história. Sua continuação, "Fade" já é muuuuuuuito mais legal e emocionante, e vou postar a resenha em breve !

PS : É muito bom estar de volta ! Senti saudades disso aqui ! ^.^
XOXO,
Giu

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha Giulia! Já li a Trilogia Wake e curti bastante, apesar de não ter gostado do final de Gone. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...