23 março, 2012

Resenha: "Jogos Vorazes" - O Filme


Diretor: Gary Ross
Roteirista: Suzanne Collins, Billy Ray e Gary Ross
Título Original: Hunger Games
Lançamento: 23 de Março de 2012 (Ou seja, hoje. Quer dizer, tecnicamente, ontem.)
Gênero: Ação
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 142 minutos
Elenco: Jennifer Lawrence (X-men: Primiera Classe), Liam Hemsworth (A Última Música), Josh Hutcherson (Ponte para Terabítia), Elizabeth Banks (Três vezes Amor), Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada), Lenny Kravitz e Donald Sutherland (Orgulho e Preconceito)

Baseado no livro "Jogos Vorazes" de Suzane Collins (gente, que hipster! Fiz a resenha antes do filme ser lançado! - Para lê-la, clique no link no nome do livro), primeiro da série de mesmo nome, o longa promete dar "ibope" no público, principalmente adolescente.

Com uma estimativa de 130 a 140 milhões de dólares de lucro (surreal esse número! quem dera..haha), já se prevê que a série, apesar de possuir somente três livros, (eu queria que tivesse maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais, mas não vou reclamar porque gostei do final..) será contada em quatro filmes, dividindo-se o último ("Esperança") em dois.

Mas do que se trata essa coisa afinal?  Para aqueles preguiçosos cansados leitores de sexta a feira a noite, que realmente não estão a fim de ler a minha resenha do livro -

Leitor do Blog distraído: "Que resenha?"
Blogueira eu mais distraída ainda fofa P: Essa resenha ----> AQUI -

 vou colocar aqui uma bem resumida sinopse da história (para uma mais completa, clique no link acima):

Katniss (Jennifer Lawrenceé uma garota de 16 anos do Distrito 12.

Desde a rebelião contra a capital, os 12 Distritos vivem em uma delicada situação financeira e precária qualidade de vida de sua população, que trabalha para abastecer a Capital.

Katniss não foge a regra, e caça escondida para sustentar a mãe viúva e a irmã mais nova, Prim, a pessoa que mais ama nesse mundo.  Como uma forma de relembrar e alertar a população do poder da Capital e da impotência da população, tentando controlar qualquer tipo de revolta,a própria Capital promove uma vez por ano um grande festival chamado os "Jogos Vorazes" (Hunger Games), no qual cada distrito deve oferecer dois tributos para lutarem até a morte em um grande "reality show".

Para salvar a irmã, sorteada como tributo, Katniss se voluntaria, tomando o lugar da caçula.  Junto com ela, é sorteado Peeta (Josh Hutcherson) , um garoto com o qual mantêm uma antiga e secreta lembrança em comum.

Jennifer de várias formas diferentes como Katniss
Jennifer Lawrence faz uma ótima Katniss!  Ela atua bem e é a cara da Katniss, na minha opinião.  Eu super imagino a Katniss assim e ela fez muito bem o gênero de durona dela!  Apesar de ter preferido a personagem no livro, creio que é porque no livro tudo é sempre mais completo, além de que nele eu podia ler seus pensamentos ; já no filme, não é como se ela contasse a história, mas a história a seguisse (ela é a protagonista, mas não é a narradora); dessa forma, obviamente não temos a Katniss por inteiro.

De qualquer forma, Jennifer conseguiu passar bem a ideia, o carácter e o jeito dela.  Gostei.

Preciso dizer q é o  ♥  Josh??
Sobre o Josh Hutcherson, o que posso dizer?  Não tenho como ser imparcial... Quer dizer, ele é fofo e lindo! He.  O que eu quero dizer é que o Josh faz um bom Peeta, mesmo que o cabelo dele seja melhor castanho do que loiro.  Novamente comparando com o livro, acho que o Peeta do enredo era mais "coitadinho" do que no filme, pois deixavam mais explícito que Peeta nem sabia que toda aquela história era encenação; ou seja, que ele falara a verdade desde o início.  Ademais, tinham mais cenas fofas com o Peeta e mais detalhes, mas isso é normal.  De qualquer forma, acho que o melhor ator que poderia ter feito o Peeta é o Josh mesmo, que já tem aquele jeitinho fofo que combina e sei lá, ele tem a aura do Peeta.

Acho que a escolha de elenco foi mesmo muito boa, porque mesmo que alguns atores não fossem lá muito semelhantes aos personagens da série, todos eles tinham as auras dos personagens.

Cinna (Lenny) lindo e Katniss (Jennifer)
Por exemplo, o Cinna (Lenny Kravitz) , pelo o que eu lembro, tinha olhos verdes e não era negro, mas eu ADOREI esse novo Cinna! Lenny conseguiu entender muito bem a essência do Cinna e passá-la de um modo que, bem, eu já adoro o Cinna no livro, e, no filme, eu consegui gostar dele tanto quanto  (é que é muito difícil eu gostar mais ainda dele no longa, porque eu já gosto muuuuuuuuuuuuuuuuuuito dele no livro, muito mesmo!).

Woddy Harrelson como Haymitch,
Estilo: Sawyer
Outro diferente é o Haymitch (Woody Harrelson), que no livro tem cabelo castanho encaracolado (se não me engano) e no filme tem o cabelo liso com mechas loiras, o que acabou deixando-o igualzinho ao Sawyer, interpetado por Josh Holloway, em Lost.  Não me importei.  Haymitch já tem uma vibe entre Sawyer e House, por isso, acho que combinou.

Elizabeth Banks como Effie Trinket
Estilo: Vampira
Já a Effie, Elizabeth Banks, (a prima de terceiro grau da Umbrigde) e seu cabelo rosa..... Ela ficou muito esquisita no filme! Ainda gostei dela e da "afetadice" inicial um pouco irritante, mas que depois é engraçada, mas ela ficou parecendo um vampiro de rosa com aquela maquiagem e roupa.  Eu sei que foi de propósito, mas mesmo assim..

Falando em vampiros e cores, eu achei a filmagem um pouco escura demais.  Concordo em escurecer em alguns momentos de acordo com momentos mais tensos do filme, porém eu sinto como se faltasse cor quando o filme inteiro praticamente passa com uma tela mais dark.  Isso é definitivamente algo que eu gostaria de dizer pra os estúdios de "Harry Potter", que fizeram isso MUITO no 5, 6 e o 7 (nas 2 partes) e são os mesmos estúdios de Jogos Vorazes, mania chata!

Outra coisa que não gostei da câmera foi que ela ficava se mexendo demais!  Dar uma tremida e um zoom de vez em quando nesses filmes com cenas de ação mais... hm.... realísticas (sanguinolentas) é bom pra dar mais veracidade a cena.  Acho que ajuda na hora da construção de uma cena mais dramática, ou até pra mostrar o ponto de vista de um determinado personagem em certo momento da história. Agora, o tempo todo tremendo e em zoom incomoda!

E o momento que a Katniss é picada pelas teleguiadas e alucina?  Geeeeeeeente, o que foi aquilo no filme?!?  A tela quicando, indo e voltando, parecia remix!

Já o roteiro, por outro lado, foi muito bem feito!  Estão de parabéns, além de obviamente a Suzanne Collins, tanto o Billy Ray, quanto o Garry Ross.  É claro que cortes foram necessários, e que sim, o livro é melhor, mas a adaptação foi bem fiel até.  Aprovada.

Como Katniss é, assim como comentei anteriormente, protagonista e não narradora, o filme não apresenta só o ponto de vista dela, diferentemente do livro.  Dessa forma, pode apresentar conversas privadas do presidente Snow, ou até a rebelião no Distrito 11, o que Katniss só chegaria a saber no segundo livro, "Em Chamas".

A única coisa que eu não gostei mesmo da adaptação, além de alguns cortes (tipo uma parte maior de  tempo que a Katniss passa com a Rue, ou o pai do Peeta e o Presidente Snow falando com ela antes dos jogos) foi a questão de terem sumido com a Madge no filme (a filha do prefeito) e não ser ela a dar o tordo para a Katniss, mas ela comprar o tordo, o que fez com que perdesse um pouco o sentido e a graça do broche.  Também senti muita falta do pão que o Distrito 11 comprava pra Katniss que não apareceu e era muito lindoo.

Agora, voltando aos personagens...
Liam Hemsworth como Gale
Estilo. Ponto.

Gale (Liam Hemsworth) foi exatamente o que eu imaginava dele!  Tudo bem que ele não apareceu muito, mas o jeito de falar, a aparência física, tudo do Liam me lembrou o Gale!  Arrasaram nessa escolha.  (E, gente, uma frase: Um filme que tem o Josh Hutcherson, o Alex Ludwing e o Liam Hemsworth NÃO pode ser ruim.) 

A Rue (Amandla Stenberg) ficou perfeita também!  Muito fofinha e boa atriz!  Fez um dos papéis principais em Colombiana que lançou em agosto 2011 (não faço ideia de qual seja esse filme...).

Já o Cato... bem, não sabia que o Alexander Ludwing  conseguia fazer um personagem tão sádico! 

A parzinha do Cato... qual mesmo o nome dela? Ah, sim!  Clove (Isabelle Fuhrman).  Ela me dá medo.  Mas tudo bem, porque ela sempre me deu medo, desde que apareceu no livro.

A Prim (Willow Shields) ficou parecida também, apesar de aparecer somente o lado mais frágil dela no filme, ao invés do mais alegre, otimista e delicado que também é evidenciado na série.  

Ah! E o Donald Sutherland como Presidente Snow, apesar de não ter aparecido muito nesse filme, acho que dará um bom vilão.

Por fim o único personagem que eu acho que não combinou: Caesar Flickerman.  Nada a ver colocarem o Stanley Tucci!  Eu adoro ele, mas ele não combinava em nada com o Caesar, tanto em personagem como aparência quanto em jeito do personagem.  Não gostei dele como apresentador, imaginava algo completamente diferente.

Todos eles felizes e vivos na realidade. Não se preocupem É sóóó um filme.

Eu acredito que o filme é bom e que vai ter uma repercussão positiva grande, não só (apesar de principalmente) entre adolescentes, como entre adultos que gostam de estilos mais ficcionais também.  Porém NÃO LEVEM crianças.  Te umas cenas meio fortes para crianças no filme.  Existem filmes muito mais pesados, claro!  As cenas nem são tão pesadas quanto no livro, na verdade, mas a ideia de crianças matando outras crianças não é legal para alguém com menos de 12 assistir mesmo... 

Vou deixar o trailer pra vocês:


E sabiam que os muppets fizeram uma versão paródia do trailer? Sério! Vejam:



Acho que é isso, né?  A minha indicação é: vejam, contudo leiam a série também!
Bjksssssssss Pimpa ;)

Um comentário:

  1. Prometi pra mim mesma que não leria nada sobre o filme enquanto não o assistisse, então... Já sabem.
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...