05 março, 2012

Perguntas Random para... Valentine Vieira











Meu nome é Valentine Cirano Vieira, natural da cidade do Rio de Janeiro. Sou formada em inglês pelo curso Brasas. Vivi nos Estados Unidos por 5 anos e estudei inglês na BYU e na escola de idiomas Nomen Global, tendo também feito o curso de preparação de professores de inglês de ESL (English as a second language) e EFL (English as a foreign language). Retornei ao Brasil após esse período e desde então tenho trabalhado como professora de inglês em vários cursos. Ao longo desse tempo, pude desenvolver um método de ensino dinâmico, rápido e com muita conversação.O método é simples porém eficaz, onde o aluno é valorizado como indivíduo e seu aprendizado e sucesso é o nosso maior objetivo.
Oi, gente!
Hoje nós trazemos uma nova entrevista para vocês. Dessa vez a escolhida foi a autora Valentine Vieira. Mas que tal dar uma conhecida melhor na vida e na obra dela antes de partimos logo para a entrevista?


Quem é Valentine Vieira?


A Obra:

CHAMA IMORTAL


Por quanto tempo perdura um verdadeiro amor? O tempo pode apagar a chama ardente da paixão? O belo romance “Chama Imortal” , a saga dos guerreiros imortais, mostra que o verdadeiro amor, não somente permanece por uma vida, mas dura para sempre, através de uma bela ficção.  A autora narra a estória de um casal (Nivar e Lohanna) que encontrará no transcorrer da vida a maior recompensa de nossa temporal existência, a saber, o amor. Afinal, o verdadeiro amor transpõe os liames da existência humana, se perpetuando por gerações na eternidade. Nem o tempo, nem a distância, podem apagar a Chama Imortal da paixão.  O romance mais belo de 2010, que tem levado vários leitores a uma reflexão sobre os limites do verdadeiro amor.  Uma grande aventura cheia de romantismo, encanto e magia que vai te conquistar.


PLANO DE VOO

Plano de voo “O segredo do sucesso" da palestra Plano de voo foi escrito pela autora Valentine Cirano.
"O caminho do sucesso se perfaz pela determinação em atingir objetivos. Para tanto traçar metas é essencial para a concretização do sucesso, pois sem elas nos assemelhamos a barcos à deriva, levados pelo vento e pela maré. 
Onde você quer chegar? O que fazer para chegar lá? O livro Plano de voo, o segredo do sucesso nos mostrará passo a passo como atingir nossos objetivos e concretizar nossos sonhos. Afinal o sucesso presente é resultado de escolhas acertadas no passado. Descubra que possuindo um "plano de voo" sua trajetória se tornará mais segura e produtiva."





IMPACTO FULMINANTE


Uma ordem secreta da antiga Babilônia ainda poderia espalhar medo ou terror aos habitantes da Terra? Haveria um meio de resgatar os poderes do antigo deus babilônico pelos membros remanescentes dessa ordem e, de posse dos mesmos, levarem pânico e destruição aos quatro cantos do planeta? O assassinato brutal do artista plástico Gregory Andersen, leva Richard Brown e Suzan Antonelli, historiadores britânicos convocados pela policia de Londres, a identificar o significado de estranhos caracteres e pistas deixados pela vítima, pintados com seu próprio sangue numa toalha segundos antes de sua morte. As marcas deixadas por Gregory e um estranho quadro por ele pintado, levam Richard e Suzan a uma aventura frenética em busca do legendário tesouro de Dario, portador dos terríveis poderes das trevas dos deuses pagãos. Perseguições implacáveis, conduzidas por um assassino cruel e sanguinário fazem com que a aventura se torne um jogo mortal, onde Suzan e Richard precisam lutar pela própria sobrevivencia. Os membros da ordem secreta buscam desesperadamente resgatar os poderes ocultos para a conquista planetária, criando um exército imbatível, capaz de fazer com que todas as forças terrenas se curvem diante dos poderes das trevas. Seria possivel impedir essa catástrofe que dizimaria os habitantes do planeta? Onde se encontra a espada utilizada pelo rei Dario e que supostamente continha a chave para trazer novamente a terra os poderes ocultos da antiga Babilônia? Cada nova página do Impacto Fulminante oferece esse desafio, da eterna luta entre o bem e o mal, para atiçar a curiosidade do leitor.


REFLEXÕES DE UMA VIDA


Espero que esta obra possa, no exercício da reflexão, tocar o coração de muitos. 
Hoje, o que mais precisamos não é de mais dinheiro, mais poder ou mais descobertas espaciais. Precisamos isto sim, de mais compreensão e de mais amor ao próximo. Nosso próximo, aqui, não é somente nosso parente ou amigo; nosso próximo são todas as pessoas do mundo. 
Se o homem descobrisse que o amor é capaz de mudar tudo e todos, não estaria tão interessado em conquistar o mundo ou o espaço. Utilizaria todos os esforços para conquistar o amor do próximo, não importa quem fosse, a despeito de classe social, gênero, etnia ou religião.


Agora, vamos a entrevista?

1)   Quando você descobriu que queria ser escritora?
Na verdade eu sempre gostei de escrever, desde bem jovem já escrevia contos e crônicas, mas nunca pensei que um dia pudesse publicar um livro. Na verdade há um mito entre as pessoas de que somente um grupo seleto de intelectuais podem publicar livros, na verdade, você precisa de boas ideias combinadas com um bom vocabulário, mas o que quero dizer é que qualquer um pode publicar um livro, desde que sabia encaixar as ideias em um texto.  

2)   Como é o processo de escrita? Você escreve só no seu tempo livre ou é escritora em tempo integral? 
Só escrevo no meu tempo livre, ainda não dá para ser uma escritora em tempo integral, mas pretendo futuramente me dedicar somente a isso

3)   Você é uma pessoa que tem uma formação muito profundo na língua inglesa, isso de alguma forma prejudica na sua escrita em português?
Não necessariamente. Escrever bonito, com palavras difíceis em um texto sem sentido ou com ideias emaranhadas não vão te fazer um bom escritor. Tem que ter uma boa dose de cada uma delas, mas não necessariamente ser um profissional na língua portuguesa. Acho que o conhecimento do inglês só tem a me ajudar quando escrevo, pois algumas vezes escrevo termos em inglês em meus livros, principalmente o da série “Impacto Fulminante” - que é uma trilogia – pois os personagens principais são britânicos.

4)   Como você faz para superar os bloqueios criativos?
Normalmente sou criativa em muitas coisas, em casa, no trabalho, etc. Dirijo peças teatrais não-profissionais e me envolvo com cultura e arte e isso acaba desenvolvendo mais o lado criativo. Se eu paro de me envolver com essas coisas, minha mente começa a ficar mais lenta para criar algo.

5)   Como se sente ao terminar de escrever um livro? E a sensação de vê-lo ser publicado?
Terminar o livro é muito bom, saber que logo alguém poderá lê-lo. Publicar já é um processo mais vagaroso, pois não depende só de você, mas de terceiros. Depende se as editoras vão gostar de ideia, se ele se encaixa naquilo que a editora está procurando no momento etc. Mas é maravilhoso ver o trabalho depois de pronto, então você vê que tudo valeu a pena.

6)   Quais foram as dificuldades na hora de publicar?
As dificuldades são sempre as mesmas para qualquer autor. Publicar livros é relativamente fácil, você pode ir numa gráfica e fazer o trabalho, ou pode ir à uma editora qualquer prestadora de serviços e entregar o trabalho. No entanto, se quer uma editora que realmente tenha interesse em divulgar seu trabalho e fazer com que seu livro chegue nas mãos de pessoas é que se torna mais difícil. Você leva muitos NÃOS como resposta e então fica pensando que seu trabalho não é muito bom. Isso não é verdade. Muitas vezes o seu trabalho é bom, mas publicar um livro por uma grande editora é sempre muito difícil. Geralmente editoras de médio porte são mais receptivas ao envio de originais por parte de novos autores, o que pode se tornar uma porta de entrada do escritor no mundo literário.

7)   Com qual personagem de série/ livro/filme você se identifica mais? E qual personagem você trancaria no seu armário para ter só pra você?
Eu não tenho nenhum personagem que queria ter só para mim, mas gosto muito de livros de suspense, mistério e aventura.

8)   Que tipo de música você gosta?
Todos, menos funk

9)   Qual gênero de filme é o seu favorito?
Aventura, suspense e mistério, principalmente se envolver algo do passado, pois adoro história.

10) Quais obras ou autores mais te influenciam?
Acho que Dan Brown e Agatha Christie me influenciaram bastante porque gosto do gênero mistério e suspense.

11) Quantos livros você tem na sua casa? Você sofre de culpa de consumidora?
Tenho muitos livros, eu, meu marido e minhas filhas lemos muitos livros, mas não sofro de culpa de consumidor, sou bastante centrada e racional no que diz respeito a finanças.

12) Você sabe cozinhar ou é daquelas que sobrevivem a base de pizza, miojo ou qualquer comida que entregue em casa?
Eu acho que cozinho bem, pelo menos as pessoas sempre elogiam minha comida. Quase nunca peço comida que entregue em casa, eu mesma faço a pizza, a esfiha, etc, até porque gosto de cozinhar, só não tenho muito tempo, mas na medida do possível, faço o meu melhor.

13)  De que maneiras você divulgou o seu livro depois de publicado?
Eu tenho feito parcerias com blogs literários e as editoras da qual publiquei meus livros também tem feito isso, mas ainda é muito pouco, quero poder me dedicar mais a isso, no entanto, como tenho outras atividades profissionais, isso me impede de fazer uma divulgação mais “agressiva” no mercado literário, mas em breve pretendo fazer isso, me dedicar somente na publicação e na divulgação dos meus livros

14)Respondendo aquela pergunta clichê básica: Afinal, os jovens de hoje em dia estão lendo mais ou menos?
Acho que estão lendo mais, vejo mais jovens nas livrarias hoje do que via alguns anos atrás, mas ainda é pouco, se compararmos com países de primeiro mundo, contudo estou feliz que a mentalidade dos nossos jovens tem mudado, isso significa um progresso intelectual. Logo teremos pessoas mais preparadas para a vida do que tínhamos nos anos 80 e 90

15) Qual foi a coisa mais Random que aconteceu na sua vida?
 Bem, não me lembro de nada muito sem sentido na minha vida, pois eu sempre procuro coisas que vão fazer minha vida ter um sentido, mas acredito que ter experimentado cigarro em minha juventude foi bem sem sentido mesmo, não aconselho ninguém a fazer isso, foi horrível (risos)

Valentine: Obrigada pela oportunidade da entrevista, espero que tudo tenha saído dentro das suas expectativas. Um super abraço a todos.

Então é  só isso por hoje galera, mas fiquem ligados para mais entrevistas aqui no blog!
Aqui embaixo vamos deixar para os mais interessados um link de alguns capítulos de seus livros e um outro de onde comprá-lo.
Trechos dos livros
Onde comprar

Bjuos,
Fê.

Vocês acharam que era só isso? Nããããããooooo!
A Valentine como é muito fofa, aceitou fazer uma parceiria com o nosso blog! Demais, né?
Então sempre que ela tiver alguma novidade vamos anuciar aqui no blog pra vocês, ok? :)

Um comentário:

  1. Parabéns pela entrevista! Estou ansiosa para ler os livros da Valentine Cirano, Chama Imortal e Plano de Voo! Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...