23 janeiro, 2012

Resenha: "Guardians" de Luciane Rangel

Editora: Lexia
ISBN: 9788563557247
Ano: 2010
Páginas: 359
Sinopse: "O mundo dos homens é protegido do mundo de malignas criaturas por uma barreira dimensional. Frágil e sob constante ameaça, ela é protegida por doze guerreiros sob os signos das estrelas: os Guardiões. A missão desses jovens, que contam com poderes sobre-humanos, é evitar que catástrofes tomem o mundo, fechando uma fenda na barreira e impedindo a passagem dos monstros. Porém, por mais que tenham incríveis poderes, as fraquezas inerentes aos humanos – o amor, o ódio, a vingança e a hesitação – continuam presentes, tornando a missão um pouco mais difícil do que parecia ser..."

 Só de olhar para essa capa "animesca" já deu para perceber que esse livro é, como já dizia aquela chata da Hannah Montana, o Melhor de Dois mundos! Afinal, eu amo livros e eu amo mangás, então um livro que une os dois? Epicness!!!
Apesar de eu ter terminado de ler "Guardians" no dia 29 de Dezembro, decidi que essa seria minha última leitura do ano de 2011. Não porque eu não pudesse ter terminado pelo menos um livro nesse meio tempo até 2012,  mas porque "Guardians" foi uma leitura tão gostasa e, como eu já disse, épica que ao ler senti que estava fechando meu ano de excelentes leituras (Outras nem tanto, sem citar nomes...) com chave de ouro!
A história começa quando Anne (Uma garota rica e mimada que sempre teve tudo na vida, menos o amor do pai) é atacada por um Youkai (Ai, ai... Tia Rumiko feelings...) em seu próprio quarto e é salva por Shermmie e Maurício. Depois de derrotarem o Youkai eles dão um versão resumida dos fatos para Anne: Eles são Guardiões, assim como ela, pessoas destinadas a lacrar a barreira entre o mundo Youkai e Humano e, por isso, ela tem de ir para o Japão com eles.
Mas, é claro, a primeira reação dela, como a de qualquer pessoa normal é "Say What?". Ela começa achar que eles se tratam de dois maníacos, mas as provas e argumentos deles são tão . Mas ao chegar na base dos Guardiãos, Anne logo de cara que está em disvantagem em relação aos outros Guardiãos, afinal, eles treinam para aquela situação desde que eram bebês e ela só descobriu a verdade há alguns dias atrás... Além de, é claro, a implicância especial que a Líder do grupo (A Ex-Guardiã de Áries, Sofie) tem com ela também não faz com que ela se sinta bem-vinda. Mas quando a suspeita de que ela talvez não seje a Guardiã de Câncer, ela se vê seu mundo virar de cabeça para baixo mais uma vez.
"Guardians" me lembra um pouco o modelo das Light-Novels japonesas, apesar de serem histórias narradas como manda o figurino, elas também apresentam vários desenho aleatórios ao longo da  (Ps: Para os curisosos de plantão como eu, não fiquem folheando o livro para ver as fotos, porque assim você vai ter muitos Spoiler das quais não irá entender e, aí sim, você não vai conseguir mais lagar o livro...)
O primeiro volume da série "Guardiãs" é bastante introdutorio, tanto opr nos apresentar a essa realidade dos Youkais quanto por apresentar cada um dos personagens (Suas histórias e as relações que começam a se formar entre eles. A história só começa a acontecer lá pelo final do livro. E para compensar, o final do livro é super movimentado e acaba de um forma que te deixa quicando pela continuação! A minha sorte foi que eu e as meninas do blog tínhamos comprado cada uma um dos livros já prevendo que algo assim pudesse acontecer

Agora, quero falar da minha parte preferida do livro: Os personagens! Porque a Luciane escreve tão bem que quandp eles aparecessem, são bem estereótipados (Tem o mulherengo, a esperta, o desligado, a mimada e etc), mas com o decorrer da história você vai percebendo que eles ganham personalidade complexas! Então, para não ser injusta, vou falar um pouco de cada um deles:

Personagens:

Hikari Gautier, Guardiã de Áries
Nacionalidade: Japonesa
Hikari é um típica adolescente adora roupas, festas e garotos! E ainda como uma típica adolescente, adora um drama, coisa que só piora com sua personalidade explosiva, por isso, vive brigando com a mãe (Que também não tem um temperamente agradável).  No começo acha que ela teria aquele drama de "Nunca quis ser Guardiã, não escolhi isso e etc", mas acabei tendo de morder a língua, porque ela ama ser Guardiã! Eu adoro o jeito extrovertido e falante dela, costuma ser ela quem levanta o astral da galera quando está tudo muito tenso, então, por consequência ela acaba levantando o seu ânimo de ler o livro.

Maurício, Guardião de Touro
Nacionalidade: Brasileiro
Mau é simpático, cavalheiro, está sempre de bom-humor e tem um forte senso de justiça e proteção. Ou seja, é um príncipe! Foi treinado pelo antigo Guardião de Leão, tenho como companheira de treinamento e melhor amiga Shermmie (a quem ele se acostumou a chamar de “Shermmine”). Quando se encontra com os demais Guardiões, à primeira vista se apaixona por Maire, de Libra. Mas existem dois grandes problemas: A opção sexual da garota e sua namorada, Micaela, que não gosta nenhum pouco de Mau.

Micaela Angeli, Guardiã de Gêmeos
Nacionalidade: Italiana
Ela é o  “gênio” da equipe. É extremamente reclusa e diz se dar melhor com números do que com gente, não querendo criar laços com nenhum Guardião além de sua namorada, Maire. Acho que Mic é a personagem que mesmo parece com o signo. Porque, tudo bem, os gaminianos são espertos, mas também são comunicativos e sociáveis. Tem um histórico familiar complicado (E pra falar a verdade, qual deles não tem?) e sua mãe não aceita de jeito nenhum a opção da filha. Mudando de assunto, sou a única que acha Mic igual a Ciborgue 18 do "Dragon Bal"?

Anne Soares, Guardiã de Câncer (?)
Nacionalidade: Brasileira
Anne é aquela típica princesa criada em torre de marfim sem nunca antes ter tido contato com ao mundo real. E, agora, com esse choque brutal de realidade está confusa e perdida. Confesso que tive opiniões muito contraditórias sobre ela ao longo do livro. Porque, ao mesmo tempo que morria de pena dela por tudo que acontec, ela só sabe ficar chorando pelos cantos até metade do livro, quando ela finalmente resolver fazer alguma coisa! Mas do mesmo jeito ainda acho ela meio enjoadinha...

Shermmie, Guardiã de Leão
Nacionalidade: Brasileira
Foi treinada juntamente com Mau e eles são quase como irmão. É aquela muher que faz tipo de independente, com o texto decorado de que “todo homem não presta”, mas que no fundo é um manteiga derretida. Extremamente sincera, por vezes pode ser vista como insensível e grossa, mas, como disse, a única pessoa pra quem ela mente é si mesmo. Shermmie é uma pessoa de poucos amigos e não gosta muito de Anne, apelidando-a de "Fraquinha". Mas ela só entende o que é não ir com a cara de alguém quando conhece o mulherengo Sniper.

Ryan McKay, Guardião de Virgem
Nacionalidade: Estadunidense
Atual Guardião de virgem, é extremamente metódico, obcecado por ordem, limpeza e organização. Normalmente, pessoas assim me irritam muito, mas as situações em que isso acontece são tão hilárias que eu perdoo ele (O fato de ele ser muuuito fofo também ajuda). Ele não leva muito jeito com sentimentos, fato que só piorou depois que a garota por quem era apaixonado começou a namorar o irmão dele, Eric. Agora, parece que está começando a ter sentimentos por Anne, mas para sua infelicidade, ela parece gostar de outro...


Maire Goldsmith, Guardiã de Libra
Nacionalidade: Irlandesa 
Maire, a primeira vista, parece ser o estereótipo da menina perfeita. É bonita, simpática, inteligente, boa com o próximo e etc. Mas, para o desgosto de sua família, ela mantém uma relação amorosa com Micaela há três anos. Ela se comunica muito pouco com a mãe, mas o pai e os irmãos a ignoram por completo. Cursa Biologia e tem carinho por todas as criaturas vivas desse planeta, principalmente se forem crianças... Mas, será que mesmo nesse caminho que ela escolheu ela consiguirá realizar seu sonho de construir uma família?

"Sniper", Guardiã de Escorpião
Nacionalidade: Inglês
Pervertido, mulherengo e fanático por armas são as palavras que melhor definem o Guardião de Escorpião. Mas Beatlemaníaco e implicante são duas outras palavras que podem preencher a lacuna de "Quem é Sniper?" perfeitamente.. Ele idolatra o pai, Ex-Guardião, chamando-o de "O Cara". E, apesar de tudo o que eu disse, ao chegar na base Sniper se vê extremamente interessado em Shermmie, aquem apelida "carinhosamente" de "Fraquinha". E, tenho de admitir, no começo Sniper me irritava quase tanto quanto ele irritava a Shermmie, mas no final do livro eu estava quase pulando no colo dele e falando: "Let Me Love You!!!!"
 

Hayato Toshiriko, Guardião de Sagitário
Nacionalidade: Japonês
O mais velho dos Guardiãos tem um histórico familiar pra lá de complicado e para não ter de ficar linhas e linhas explicando tudo (Até para não ter Spoiler) vou só dizer que aos 14 anos ele já morava sozinho, rs. Há sete anos vive um relacionamento com Sofie Gautier e é o único que conhece todos os segredos e mistérios da francesa, mas ela o trata como um objeto, usando-o ao seu Bel Prazer, mesmo sabendo o quando Hayato a ama. Ele é como um irmão mais velho para Hikari. E seu jeito paciente e sério faz com que Anne acabe se apaixando por ele, mas infelizmente, esse são sentimentos que ele não pode corresponder.


Li Qiang, Guardião de Capricórnio
Nacionalidade: Chinês
Com um nome desses, quem não advinha da onde esse cara é? Afinal, como Hollywood nos ensinou, o nome de todos os chinese do sexo masculino é Li ou Lee (A menos que você seje o Jackie Chan). Li faz o gênero caladão, do nível que ele deve estar morando com os Guardiãos na bas por alguns meses e tem gente lá que ainda não deve ter ouvido a voz dele... No fundo, ele é uma pessoa cheia de ódio no coração (E, como você vão descobrir, ele tem muitos motivos pra isso) e parece derramar a culpa de todas as degraças que aconteceram em sua vida em cima de Sofie. Por isso, ele planeja matar Hikari após o lacramento da barreira para afetar Sofie, mas será que sentimentos inespirados podem fazer com que ele mude de ideia? 


Live Kamadeva, Guardiã de Aquário
Nacionalidade: Indiana
Filha de uma indiana mestiça e de um alemão, Live é a caçula da equipe, tem apenas doze aninhos. Por isso, empenha-se ao máximo para mostrar aos demais que é capaz de cumprir seus deveres como Guardiã. Live foi criada pelo avô materno, pois, após a morte da sua mãe em seu parto, o pai de Live voltou para seu país natal, Alemanha, casou-se novamente e nunca vez questão de estar presente na vida da filha mais velha. Ela cria um laço muito forte com Maire e Micaela e, surpreendetemente, não estranha o relacionamento das duas.

Eric McKay, Guardião de Peixes
Nacionalidade: Estadunidense 
Ele é aquele tipo de pessoa que você se pregunta, não no mal sentido: "Como você ainda não morreu até hoje?". Porque distraído e desleixado do jeito que só ele, é daqueles que se distrai com o mosquito passando por perto. Ele é alívio cômico do livro, é impossível não rir com as patetices que esse ser diz. As únicas em que ele realmente se concentra são a namorada, Rachel, e sua música. Gente, a Rachel não aparecesse exatamente no livro, mas gosto dela (Principalmente que com um namorado assim, imagina que ela deva ser uma Santa!) e me mijava de rir nas conversas telefônicas entre Eric e sua "Fofuxinha".

Sofie Gautier, Ex-Guardiã de Áries
Nacionalidade: Francesa
Desde do começo do livro a Sofie fazia o meu alerta de vaca apitar e com o decorrer do livro pecerbi: Deus, como eu estava certa! Argh, sem entrar no mérito de que ela faz gato e sapato com o Hayato, ela também não está merecendo o prêmio de mãe do ano, se é que vocês me entendem... (E a ausência de foto não é bullying com ela não, realmente não tinha a foto no site.)


Mas, espera aí, galera. Ainda tem mais!!!!! Para quem tenha se interessado pelo livro e queira adquiri-lo, no Dia 25/01 (Daqui a DOIS dias) a autora Luciane Rangel estará autografando seus livros aqui no Rio de Janeiro! Nós do 7Random! já temos nossa presença confirmada, e vocês?

Bjuos,


Ps: Eu só gostaria de ressaltar um comentário de um amigo meu sobre o quanto esse livro é Globalizado. Afinal é uma escritora brasileira, a história se passa no Japão e o Título é em inglês. E isso sem entrar no mériot dos países natais dos Guardiãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...