30 dezembro, 2011

Dia 30 - "Rent - Os Boêmios" (2005)

Diretor: Chris Columbus
Título Original: Rent
Gênero: Musical
Duração: 135 minutos
Elenco: Anthony Rapp (As coisas impossíveis do amor), Idina Menzel (Encantada), Tracie Thoms (Looper), Adam Pascal (Chess in Concert), Rosario Dawson (Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Jesse L. Martin (Código de Honra) e Wilson Jermaine Heredia (Descent).
Sinopse: "Um grupo de amigos vive na boêmia e moderna East Village, bairro da cidade de Nova York. Entre eles está Mark Cohen, um cineasta nerd que ainda está apaixonado por sua ex-namorada Maureen Johnso que, por sua vez, trocou o garoto pela advogada Joanne Jefferson. Roger Davis, o melhor amigo de Mark que mora com ele, é um canotr/compositor acha que nunca irá superar a morte de sua namorada, April, até o dia em que conhece Mimi Marquez, uma dançarina sadomasoquista. E para fechar o grupo de amigos, ainda temos o gênio Tom Collins e a drag queen Angel que estão romanticamente envolvidos."

"Rent" pode não ser um filme de Natal ou Ano-Novo como vocês costumam a ver por aí. Na verdade o que me leva a classificar esse filme como sendo de "Festas de Final de Ano" são o fato de transmitir menssagens lindas e porque ele conta a história de um grupo de amigo durante um ano inteiro. Tudo começa quando Mark, um aspirante a cineasta, resolve, na véspera de Natal, gravar sua realidade.
Mark é aquela típica pessoa do bem que sempre está ao seu lado, mas demoramos um pouco para perceber iss que ela sempre esteve lá. Muito tímido e nerd, ele acaba deixando que as pessoas (Vulgo Maurren) se aproveitem dele. A amizade dele com a Joanne, a atual da ex dele, são risadas são garantidas com os momentos desconfortáveis entre os dois!
Todo o problema do filme começa quando Benjamin "Benny" Coffin III, o atual senhorio do local onde vivem que já foi colega de quarto de Mark e Roger, revela seus planos de despejar todos os que não conseguem pagar o aluguel (A maioria das pessoas, assim como Mark e Roger) do prédio deles para construir o Estúdio com o qual eles sempre sonharam. Mark e Roger são contra a ideia, mas Benny propõem a eles uma troca: Se eles forem capazes de impedir que Maureen, a ex de Mark, faça o protesto contra os planos de Benny, eles teram o aluguel gratuito.

Roger, que está na fossa desde que sua namorado morreu e deixou-o sozinho e com HIV, era um músico promissor, ma sque desde aquela época não consegue compor nenhuma música até o dia em que conhece Mimi. Esse casal é o único que não tem um problema que envolve a geração que vivem, o que os aflinge é atemporal: A falta de comunicação! Acho que uma coisa que muitas pessoas esquecem sobre Mimi é que por mais que ela faça parecer ser mais velha, ela é só uma garota de 19 anos completamente perdida.
 O que eu sempre achei legal no casal da Joanne com Maureen é que elas são uma afronta TOTAL aos tabu de relacionamentos! Porque além de serem um casal de lésbicas, elas TAMBÉM são um casal interracial!!! (Talvez os brasileiros não sintam isso tanto como uma afronta, pois esse tipo de relacionamento aqui é considerado normal, nos EUA ainda é polêmico.). Além do óbvio fato que elas são o típico caso dos opostos. Sem falar que você vai passar um bom tempo rindo com a história que a Maureen conta sobre vaca da Cyberlandia, a coca Diet, e  "Moo with me, let's go, Mooo, MOO."
Nunca existirá um Gay ou Drag Queen ou, mais importante, uma Pessoa como Angel! E esse nome representa muito bem o que ele é: Angel é verdadeiramente um anjo que caí do céu na vida de todos eles! E não só mostra para eles como não é preciso esconder quem você é de verdade, porque você irá encontrar alguém que te ame do jeito que você é. Mas também ensina a todos que não se pode deixar que a vida de derrube mesmo quando tudo parece perdido (Angel é portador de HIV, que na época em que o filme se passa, isso era considerado uma sentença de morte.). Afinal, a morte só não é mais triste do que um vida sem amor.


Acho o filme uma ótima maneira para entender uma de entender melhor essa época que parece tão distante de nós, mas que na verdade estava tão próxima, como também para acabar com todo o resquício de estúpidos preconceitos que ainda possam existir sobre a AIDS, a homosexualidade, a pobreza, todos assuntos considerados delicados de serem tratados no dia-a-dia. Rent, é perfeito para aqueles que não compreendem verem os dois lados da história e tentar pelo menos diminuir essa estupidez de rotular as pessoas como objetos em prateleiras!
Infelizmente, assim como foi o caso de "Hair" de Milos Forman, esse musical chega aos cinemas cerca de dez anos depois da morte do espírito da época me que foi criado. E é atribuido a esse fator o fracasso da adaptação cinematográfica, já que para nossa geração muito desses tabus parecem bobos e exagerados, até mesmo o surto de Aids parece ser menos ofensivo agora que existem os coquetéis e etc... Mas, particulamente, minha única decepção com esse filme foi com o corte de algumas músicas como "We're Okay" e "Happy New Year" e o fato de "Goodbye Love" estar somente nas cenas excluídas!



Bjuos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...