28 dezembro, 2011

Dia 28 - O Quebra-Nozes

 Junto com "Um Conto de Natal",  "O Quebra-Nozes" é um dos gigantes do natal. Originalmente é um balé que foi composto por Tchaikovsky (leia mais sobre ele abaixo), mas também já foi vítima de várias adaptações como a da Barbie, por exemplo.
(Spoiler: Abaixo vou contar a história toda sem dó nem piedade por se você não conhece ela inteira, tome vergonha na cara e descubra!)
O balé conta a história de Clara Stahlbaum (Este é o nome original, mas é normal que em cada adaptação ela tenha um nome diferente)  que está entiada esperando, junto de seu irmão Fritz, pelos convidados da festa de natal que seus pais estão dando. Mas tudo muda quando Drosselmeyer, um mágico que é padrinho de Clara, chega com vários presentes: bonecos mecânicos com aparência humana, que dançam. E com um presente especial para sua afilhada: Um Quebra-Nozes vestido de soldado. Clara fica maravilhada com ele, mas seu irmão Fritz, que tinha visto o funcionamento do quebra-nozes, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então, o quebra-nozes, depois de ser grosseiramente pelo irmão dela, acaba tendo um de seus braços quebrado. Enquanto todos dormem, Clara volta a sala para ver seu boneco e acaba adormecendo por lá. Na sala escura, Clara começa a ouvir ruídos e, quando percebe, está sendo atacada por ratos. De repente, toda a sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara encolheu para o tamanho deles. O Quebra-Nozes luta contra os ratos para defendê-la. Quando surge o Rei dos Ratos, ele e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos retiram seu rei e Clara corre ao encontro do Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto, começa a chorar; suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um lindo príncipe que leva Clara para visitar o Reino Encantado. Esse reino é um lugar cheio de arco-íris e doces mágicos felizes, coisa e tal. Clara está muito feliz, mas, de repente, ela acorda e descobre que tudo não passou de um sonho e fica triste por isso. Assim, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para sua casa na companhia do sobrinho que Clara não havia notado. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes!
   
Sobre o compositor:

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) foi um dos compositores russos mais importantes do século XIX. Desde pequeno revelou-se muito talento muito forte para a música. Entre suas obras de destaque estão os balés "O Lago do Cisnes", "A Bela Adormecida" e "O Quebra-Nozes", além da ópera "Eugénio Oneguine" e o Concerto para Violino. Ele morreu em Novembro de 1893 em São Petesburgo, por causa de agravações da sua saúde debilitada.

 
E seguindo a tradição de 'Um Conto de Natal' vou fazer a resenha da última adaptação lançada:

 Diretor: Andrey Konchalovskiy
Título Original: "The Nutcracker in 3D"
Ano: 2010
Gênero: Fantasia
Duração:110 minutos
Elenco: Elle Fanning (Um Lugar Qualquer) , Charlie Rowe (Não me abandone Jamais), Yuliya Vysotskaya (Casa dos Loucos) e Nathan Lane (Os Produtores)
Sinopse: "O filme conta a história do príncipe transformado em um boneco quebra-nozes pela maldição do Rei Rato, que tomou seu reino. O boneco é dado de presente a uma menina na véspera de Natal e, por sua curiosidade, ela descobre o segredo do Quebra-Nozes e decide ajudá-lo a recuperar o trono. Além das clássicas músicas de Tchaikóvsky, a trilha sonora do filme também conta com oito canções inéditas."

Apesar de não ter morrido de amores pelo filme, não consigo entender qual foi o motivo do massacre que a crítica internacional vez com esse filme. Tá, ele não é excepcional, mas também está longe de ser um filme ruim. Acho que na verdade, o problema é que eles apostam todas as fichas na fofura da Elle Fanning que apesar de ser muito fofa e ótima atriz para sua idade, não consegue preencher os momentos em há passagem confusas no roteiro. Outra coisa que não gostei foi a tentativa de tornar o filme mais musical do que já é! Porque nenhuma das músicas são boas e nenhum dos cantores é muito bom (Com excessão da mãe dela/Fada da Neve (Mesma Atriz) que raramente canta ao longo do filme.
 E um aviso: Eu costumo ser a primeira pessoa a defender as cópias dublada, mas nesse filme é sério, pelo amor de Deus vejam legendado! E não digo isso só pelas vozes, mas as letras da músicas traduzidas ficaram muito escrotas, e mesmo na versão original a vozinha do Quebra-Nozes é muuuuuito irritante!
Mas uma coisa que vale a pena ver o filme por são: Os efeitos especiasi MUUUUITO fodásticos!!! É aquela coisa que parece mágica mesmo, você fica vendo e em alguns momentos fica muito abismado com o realismo de tudo no filme!
Outros personagens legais e novos na trama são o Uncle Albert, que sim é o Albert Eisntein, e Sticks, um dos bonecos que tem a forma o garoto negro e fica batucando em tudo.
Spoiler: Como assim ele vira prícipe com meia hora de filme? O lançe legal da relação entre ele e a Mary é que tem uma coisa de Bela e a Fera, ela ama ele mesmo ele sendo um quebra-nozes e coisa e tal. Mas, outra coisa, que relaçã eles tem? Por seria a coisa mais fofa do mundo se eles tivesse algo meio primeiro amor entre os dois, mas eles não tem química nenhuma juntos! E mesmo a cena final, que é a única quase romântica entre os dois, é muito WTF?


Bjuos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...