18 setembro, 2011

Sfds+Resenha: "Ponte para Terabítia" de Katherine Paterson.

Editora: Salamandra
ISBN: 8516050521
Ano: 1999 (Brasil) e 1977 (EUA)
Título Original: Bridge to Terabithia
Páginas: 183
Sinopse: "Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade."



Ano:
2007
Diração: Gasbor Csupo
Gênero: Aventura e Fantasia
Duração: 95 minutos
Elenco: Josh Hutcherson ( ABC do Amor ), AnnaSophia Robb ( A Montanha Enfeitiçada ), Zooey Deschannel ( 500 Dias com ela ) e Robert Patrick ( O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final).

Essa sempre foi uma das minhas histórias favoritas. Me apaixonei por ela quando vi o filme no cinema pela primeira vez, acho que esse amor nasceu, principalmente, porque todos os filmes de fantasia eram muitos distantes e os protagonistas os encontravam por obra dos acaso. (Normalmente porque seus pais morreram ou foram para guerra e por isso são mandado para morar com um parente numa casa no interior da Inglaterra. É sério, reparem como essa trama é recorrente!). Mas nesse filme não. Se eles pudessem ir até o fantástico, eles trouxeram o fantástico para perto deles!

A história conta basicamente da forte amizade (E do primeiro amor) entre Jess Aarons, um garoto tímido e talentoso que parece não se encaixar em lugar nenhum, e Leslei Burke, uma menina recém chegada da cidade grande. Juntos, eles criam um reino chamado Terabítia, um lugar mágico onde tudo é possível para encarar as tristezas do dia-a-dia.
Unido por suas imaginações férteis e a paixão pela corrida, eles aprendem a superar os obstáculos e . Uma jornada que lhes ensina o valor dos sonhos, e da família, e, principalmente os sacrifícios e a perda que vamos sofrendo durante nossas vidas e como temos de aprender a lidar com isso.
Uma coisa que eu gostei no filme que poderia ocorrer no livro, mas não acontece, é o "Sombra" (Não me lembro como eles chamavam ele no filme, mas era uma fumaça negra) um vilão terrível que quer dominar Terabítia e acabava sendo uma metáfora para todos os problemas que eles enfretam na vida real, desde as garotas que fazem bullying com eles até os problemas familiares de Jess.
Problemas esse que não são o financeiro que eles atravesam, mas também uma família que não o compreende. Um pai que tem parece não ter tempo de entender e ajudar seu filho, só tempo para cobra-lo e crtica-lo. Irmãs mais novas que, apesar de fofas, são muito inconvenientes. E duas irmãs mais velhas insuportáveis!!!!! Argh, como eu odeio aquelas duas!!!!! A mãe dele não fede, nem cheira, não contribui em nada para a história. (Tirando, é claro, o fato que ela deu a luz ao personagem principal, isso dá a ela uma certa importância, eu acho...)
Eu fiquei impressionada como os atores mirins são ótimos! Eu me lembro de ler o livro que dizia que fisicamente eles eram um pouco diferentes de como são na adaptação e eu ficava: 'Não ligo! Vocês são iguais aos atores e ponto!". E, é claro, não posse deixar de mencionar que a incrível Zooey Deschanel (Uma das minhas duas atrizes preferidas da nova geração, junto com a Emma Stone) interpreta a senhorita Edmunds, a doce professora de música.


Alerta:
Vou tentar dar minha opinião da parte final dessa história sem dar Spoiler, então é preciso que você saiba como acaba para entender o que eu estou dissendo! No livro o Jess o Jess faz a esolha de não chamar a Leslei de forma muito inocente, ele simplesmente não se lembra de chamá-la. Agora no filme ele olha pra casa dela, pensa na possibilidade de convidá-la, mas resolve não fazer isso. E é isso que vai encaminha





Bjuos,
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...