20 setembro, 2011

Resenha: "Amanhã - Quando a Guerra Começou" de John Marsden

Edição: 1

ISBN: 9788576762218
Peso: 0,4
Nº Paginas: 256
Formato: 158x230
Ano Edição: 2008
Editora: Fundamento

Sinopse: “O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.. “

O primeiro volume dos 7 livros de “Amanhã” é INCRÍVEL e, na minha opinião, um dos melhores da série. Eu ri muito (especialmente com o Hommer), chorei muito ( Praticamente ¼ do livro), me angustiei e berrei pelos nossos 7 heróis (os outros ¾). Mas a verdade, é que esse não é o tipo de livro que todo mundo vai gostar, pelo contrário, esse é o tipo de série em que morre criancinha. O livro, por tratar de um assunto mais sério de forma mais realista, tem violência e mortes variadas; afinal, a história é de guerra. Portanto, o leitor não pode pegar o livro esperando encontrar “O segredo das fadas”...

Agora, se o leitor mesmo assim estiver interessado (e vale super a pena), saiba que a forma como John Marsden relata as experiências vivida por Ellie e seu grupo é muito bem feita. A história é contada do ponto de vista de Ellie, um relato de tudo pelo que os jovens passaram, um diário, para guardar eternamente suas aventuras. Portanto, conta não só os fatos como a opinião de Ellie, seus sentimentos em relação aos seus companheiras, seu romance, suas brigas, seus medos e sua raiva. Esse livro também, principalmente, discorre sobre a seguinte pergunta: “É certo matar em uma guerra.. ou não?”

Ellie será atordoada por essa pergunta em contraposição ao seu instinto de sobrevivência ao longo da história. Algo que acho bastante interessante é, inclusive, as discussões psicológicas ao longo do livro, pois várias vezes o autor se propõem a discutir não só o sentido da guerra, como a culpa e o que leva alguém a matar o outro para defender a si mesmo e sua nação.

Ao mesmo tempo, por ser o primeiro livro, demonstra o início de uma transição de vida que os protagonistas irão passar ao serem submetidos a situações tão extremas; apresentando revelações não só na forma de lidar com tudo, como qualidades e defeitos não descobertos anteriormente no caráter. Dessa forma, os 7 vão se conhecendo melhor.

Outra coisa que gostei também é que os adolescentes-guerrilheiros não deixam de ser, em nenhum momento, 
adolescentes. Podem tomar decisões que não tomariam normalmente, ou agir as vezes de forma própria a um soldado, mas no íntimo, quando param para pensar ou sentir, são jovens. E isso, mais do que qualquer outra coisa, permitiu que eu me identificasse com eles em certos pontos, tornando a história mais verossímil e os personagens mais reais.

Falando em personagens... aí vai um pouco sobre os 7:

Ellie Linton É a principal do grupo e quem relata a história. Garota de trabalho na fazenda, é ativa, corajosa, teimosa, durona e tem um bom coração. Junto com Hommer acaba se tornando um líder não nomeado do grupo, mas, apesar disso, se encontra em constante conflito interno. Além disso, é a melhor motorista e dirige o Land Rover do pai, mas (olha que máximo!) ela tem uma moto!!

Hommer YannosVizinho de Ellie desde que ela era pequena, é grego por parte de... sei lá, alguém da família. É o piadista do grupo, e o garoto problema na escola (aquele que os professores fazem uma macumba em casa pro garoto faltar). No entanto, vai surpreender a todos com suas capacidades de liderança e controle em momentos difícies.

Corrie MackenzieA melhor amiga de Ellie, inclusive é ela que da a ideia de um acampamento.Animada, divertida e amiga (acho que) são os melhores adjetivos pra descrevê-la. Sabe aquela pessoa que não pode faltar em uma festa? Então, é ela.

MAJOR SUPER ULTRA MEGA SPOILER (SE NÃO LEU O LIVRO NÃO LEIA ESSA PARTE, CONFIEM EM MIM) – Eu fiquei com MUUUUUUUITA raiva quando ela foi baleada! Mesmo, tipo: por queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeê? Quer dizer, ela é muito legal pra acabar assim, EU QUERIA MATAR O AUTOR! E o que-que foi o Kevin, gente? Eu achava ele UM SACO até aquele momento! Meu Deeeeus garoto irritante, mas ele compensou. - FIM DO MAJOR SUPER ULTRA MEGA SPOILER –

Kevin Holmes – Meu Deeeeeeeeus, que mala. Sério, esse garoto é MUITO chato; ele passa todas as barreiras do insuportável! Ah! E ele é namorado da Corrie (por que, cara? A Corrie é tão legal..). Mas eu tenho que admitir, no fim do livro ele se redime.

Robyn Mathers – Eu ADORO essa garota. Robyn, minha personagem preferida de “Amanhã” é muuuito fofa, corajosa, sincera e gente boa. Essa sim tem um coração muito bom! Ela só fica um pouco competitiva demais em jogos olímpicos. Ah! E ela é cristã fervorosa, freqüentadora assídua da missa.

Lee Takkam – Um japinha sério, calado, tímido e músico, misterioso o suficiente para instigar a curiosidade de Ellie; sua personalidade é a mais complexa de todos os personagens do livro e a que mais se descobre ao longo da série. Não preciso dizer no que isso vai dar, né?

Fiona Maxwell – Também chamada de Fi, vive na parte rica da cidade, em contraponto com Robyn e Fi (apesar de também viverem na área urbana), ou Hommer, Ellie, Corrie e Kevin, que vivem na área rural. É a mais bonita e graciosa, gentil e cuidadosa, a imagem feminina. É um doce de pessoa, mas vocês ainda não viram a Fi irritada..


E há ainda um oitavo personagem que aparece do meio para o final da narrativa... Mas não vou dizer quem ele é ou como é para não estragar a surpresa.. (a gente fala mais dele no próximo volume (; )

Enfim gente, vale suuuuuuuper a pena! E sabe o que eu descobri? A série fez tanto sucesso que virou filme, mas estou desperada aqui tentando descobrir se passou no cinema aqui no Braisl, porque se passou, eu nem percebi..
De qualquer forma, aqui vai o trailer:
(Legendado)

(Com mais qualidade, mas em inglês)


E se alguém vai ver pela internet que nem eu:

Curiosidades

1. Sabiam que o livro foi relançado desde 2008? (esperei ansiosamente cada volume hehe) Porque, na verdade, o livro foi lançado pela primeira vez em 1993 e suas sequências nos anos seguintes.
2. Existe uma "série sequência" (que eu ainda não li) a "Amanhã"  chamada "As Crônicas de Ellie".  Composta por 3 livros, relata SPOILER PARA QUEM NÃO LEU A SÉRIE AMANHÃ - os problemas de adaptação de Ellie e seus amigos nessa nova vida depois da guerra. - FIM DO SPOILER PARA QUEM NÃO LEU A SÉRIE AMANHÃAinda não li, mas deve ser interessante. 

Então é isso, gente!
Bjkss Pimpa ;)

8 comentários:

  1. Eu só li o livro 1 ainda, mas pretendo ler toda a série. Já sabia sobre o filme e acho que ele ainda não foi lançado por aqui não, então te aconselho a ficar tranquila, rs.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. hehehe valeu. Mas pode ler a série sim, é bem maneiro! E eu vi o filme por aquele link logo depois de publicar a postagem e é legal, mas nem se comprara ao livro. O problema é q fizeram só a Ellie "exterior", a durona e líder, e quase não aparece a Ellie "por trás". Além disso a Robin do livro é INFINITAMENTE mais legal... mas eu posto isso com mais detalhes logo logo.

    ResponderExcluir
  3. alguem sabe como a robyn morre? eu agradeceria se me respoder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #SPOILER
      .
      .
      .
      .
      Uma granada, se eu não me engano.
      Tinha um soldado fazendo ela de refém e ela tirou o pino da granada pra salvar os outros.

      Essa Robin é muito legal mesmo. Na minha opinião, a melhor personagem de toda a série.
      .
      .
      .
      .
      .
      #FIM DO SPOILER

      Excluir
    2. Robin... T.T
      Eu amo ela, cara. É muito injusto...

      Excluir
  4. INFINITAMENTE AINDA É POUCO!
    O filme ficou MUITO CHATO! não é NADA comparado ao livro.
    O que é aquela Robin que desmaia de medo velho??
    Não entendo, sinceramente.
    Quando li, imaginei uma coisa totalmente diferente do filme.
    Ainda bem que existem os livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme merece um eterno facepalm...
      hahahahahaha
      O livro é realmente muito melhor!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...