19 agosto, 2011

Resenha: "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde

Encontrei esse livro no “Clube de Leitura” do meu condomínio, que não é nada mais, na verdade, do que uma sala pequena com uma estante e uma escrivaninha, com meia dúzia de livros tão velhos que chega até a ser difícil de ler as letras borradas nas páginas mofadas.
No entanto um desses livros - velho, mas nem tanto, acabado, mas legível - me chamou atenção: O retrato de Dorian Gray. Escrito por Oscar Wilde, com sua capa vermelha dura, letras douradas e páginas levemente amareladas me fez ficar super curiosa quando o vi, porque.. bem, tenho que confessar uma coisa: apesar de reclamar no primeiro parágrafo, AMO livros velhos (especialmente aqueles que já foram usados).



Não tem "mó" áurea de mistério?
Adoro pensar que o livro pode ter ainda mais história do que o contido em suas páginas, que alguma outra pessoa em um contexto diferente do meu, chorou, riu e “passou” algo com o mesmo livro que eu tenho nas mãos. O próprio fato do livro ser antigo, me leva a divagar se, por algum acaso louco do destino, aquele livro acabou de me inserir em um mistério real e palpável , mas tão fantástico quanto o escrito nas páginas de um romance.
Eu sei que é um pensamento inconsistente e até inútil, mas me agrada e aumenta a beleza e suspense do livro em si.


Olha eu depois do sebo aí gente..!
O problema é que sou extremamente alérgica e não posso nem chegar à 100 metros de distância de um sebo sem que eu já comece a espirrar, e é por isso que fico profundamente irritada com esse clube da leitura; porque metade dos livros não posso nem abrir sem ter uma crise alérgica forte e praticamente toda a outra metade são enciclopédias com 25000 anos de idade que não posso nem encostar os dedos na capa sem ter um colapso.
Ps. Tirando eu, que troquei “O Diário da Princesa” por “O retrato de Dorian Gray” eu nunca vi nenhuma outra pessoa trocando/pegando um livro lá. Sério. E o pior de tudo: pessoas que não vão morrer se abrirem todos os livros da sala de uma só vez e ficarem inspirando o ar com toda a força.
(Só de pensar nisso minha garganta começou a fechar. Aff. Eu não vou fazer isso, garganta. ¬¬’)
Enfim, abri esse livro num domingo a noite e continuei a ler (tirando uma longa história de interrupção que não estou a fim de contar) até estar tão entretida na leitura que, mesmo com uma linguagem mais antiga e formal, estava presa ao livro. Sentia aversão ao Dorian e ao que ele tinha se formado, ao mesmo tempo pena e estava tão deslumbrada (não necessariamente no lado bom) com a narrativa, tão pasma com o mundo doente de Dorian, que me senti atraída pelo livro de uma forma diferente do que os outros que já li.


"Eu sou o Dorian. Lalalala Um perfeito psicopata!"
(Essa é a minha vingança em nome da Sibyl.
Ele sabe o que ele fez..)
O Dorian dá MUITA raiva. Teve um ponto na história que odiei o Dorian (durou um booooooom tempo, na verdade), mas a minha raiva diminuiu quando percebi que sua alma já tinha sofrido uma degradação tão grande que nem ele mais tinha controle sobre as suas ações. Foi aí que a raiva virou pena.
Induzido pelo Lorde Henry a se aventurar em um universo problemático, pouco a pouco Dorian se torna mal, mesquinho e corrompido. No entanto, furto de um “inocente” pedido impulsionado por um comentário de Sir Henry - o primeiro egoísta que já fizera – todas as deformações de seu caráter e vida são diretamente transportadas para a pintura, tornando-o um ser horrível por dentro e perfeitamente puro, eternamente jovem, por fora.
O livro critica e aponta a sociedade de sua época no que ela tem de pior, todos os seus defeitos e hipocrisias. Acredito também que Oscar utilizou seus personagens, especialmente Henry, para passar várias das suas visões, teorias e pensamentos sobre a vida, o casamento, a moral e a beleza (entre outros), teses e questionamentos esses que não cabiam a sociedade da época e que dificilmente seriam muito bem aceitos.
Henry é um personagem singular. Seus valores são completamente transtornados. Ele é irônico e sádico, mas engraçado e atrai a todos com seu modo de vida baseado exclusivamente em atender seus prazeres imediatos, além der muito esperto e filosófico e me fez refletir várias vezes ao longo da leitura. Contudo, tem mais ou menos consciência de quais limites não pode atravessar.
Já Basil é o segundo personagem que mais gostei de todo livro (o primeiro é a Sibyl) porque ele é um ótimo pintor, fofo, bom amigo e preocupado com Dorian. É também o pintor do fatídico retrato e “portador do caráter e dos bons costumes”, (piada interna hehe) conhece Dorian antes de se tornar um maníaco psicopata conturbado.


Oscar Wilde
Creio que.. tenho uma leve suspeita.. que ele seja gay e ame o Dorian... Até porque vários relatos da vida de Oscar Wilde e vários rumores indicam que ele pelo menos era... Ma é só suspeita..
Apesar da descrição tão incrivelmente detalhada que às vezes é sim um pouco maçante, tantos detalhes me deixaram ainda mais na vibe que o livro pedia e achei muito bom. É, ao mesmo tempo, angustiante e intrigante ler a história de Dorian e comparar sua pureza do início ao trágico ser (aquilo não pode ser humano) que ele vira.
Dorian chega a ter nojo de si mesmo, do que observa no retrato. Todavia, em alguns dias contempla o retrato com orgulho, como um prêmio, encantado com sua própria perversidade, como se contente por deter um segredo tenebroso só seu e que ninguém nunca teria acesso a nãos ser que ele quisesse.
Portanto, o livro é, em uma palavra, fascinante. Um clássico e que deve ser lido não só por ser clássico, mas por ser super inteligente e interessante. É o tipo de livro que você só lê se está a fim de pensar e que tem de ler mais de uma vez se quer realmente entender seu conteúdo.
É isso que eu vou fazer.
Algum dia.
Ah! E como eu li a versão de 1972 que não vende mais na saraiva, pode ler a da editora lamark que é a mesma história e a capa é bonitinha, ó (capa ao lado). é com a imagem do filme que eu, a propósito, tenho de ver.
Bjkss pimpa ;)

P.S. "SIBYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYLLLLL!!! POR QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEÊ????? E Dorian; ainda não gosto de você.

3 comentários:

  1. Acabei faz mais ou menos de ler esse livro a 1 hora. Uau!
    Amei odiar o livro. Criei um ódio tão grande do Dorian e do Lorde. Tadinha da Sibyl. Amei esse livro, foi bem diferente do que estou acostumado. Nunca dois sentimentos tanto me intrigaram, foi justamente a raiva que sentir do Dorian que me fez perceber que o livro é simplesmente maravilhoso.
    Amei o livro o odiando. Teve horas que queria da uns tavas tanto em Dorian quanto do Lorde filho da mãe.
    Livro maravilhoso.
    BJ Pimpa!

    ResponderExcluir
  2. Não era um rumor, Pimpa, Oscar Wilde era assumidamente gay! E se vc tem dúvida se o Basil é ou não é, o filme não deixa sombra de dúvida sobre isso...

    ResponderExcluir
  3. Foi um jeito sutil de dizer q ele era.. E Pabline, eu senti exatamente o mesmo q vc!! é esse "amar odiando" q fez a experiência de ler esse livro tão diferente pra mim.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...